O ontem é agora o meu hoje

Estou com dois projetos principais em andamento. Um roteiro para um longa e uma biografia autorizada. Ao escrever o roteiro e ajudar a organizar as memórias biográficas me dei conta de tudo o que não sei. E é muita coisa! Dentro de um mesmo fato histórico existem tantas facetas, versões, olhares e impressões. E é tão difícil identificar o caminho que queremos seguir a partir de tantas nuances.

 

Ao organizar as memórias tenho a obrigação de me dizer a cada segundo que aquelas histórias não são minhas. Elas são peças de um quebra-cabeça que preciso ajudar a montar, mas que não viram outra coisa além do que já foi impresso e repartido em cada um dequeles retalhos de memória. É preciso esquecer o que aprendi, o que cristalizei. É preciso me privar das concordâncias e discordâncias sobre cada um daqueles fatos. Eles estão num paralelo de tempo que não me pertence. Foram vividos e cada uma dequelas vivências não são minhas. Certo e errado. Verdade ou mentira. Nada disso cabe ali. Elas simplesmente foram. A mim, cabe apenas o olhar do passado e a forma como ele repousará sobre as páginas do livro. 

 

Já ao escrever o roteiro tenho a licença poética do "baseado em fatos reais". Neste sim cabe um pouco do meu olhar, da minha invencionice, da minha construção de personagens e das imagens que se criam ao estudar um determinado espaço de tempo. Os personagens reais são também fruto dos meus questionamentos e das minhas angústias ao imaginar cada um naquela situação. Afinal, somos tantos em um só corpo que dele dá para criar novos e complexos outros eus. 

 

E é assim que tenho vivido: entre retalhos de memórias e pessoas reais que viram personagens de ficção. Vivendo um dia de cada vez. Em um ontem que é agora o meu hoje. 

 

 

Please reload

Featured Posts

Sobre o processo criativo

June 22, 2015

1/2
Please reload

Recent Posts

August 16, 2018

May 4, 2017

August 19, 2015

August 13, 2015

July 22, 2015

July 20, 2015

July 2, 2015

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2015 por MIRELA MARTORELLI DE NOVAES

Orgulhosamente criado com Wix.com